terça-feira, 14 de junho de 2011

Projeto


Projeto de pesquisa

Tema geral: Tecnologias na educação.

Tema foco: Produção de blog.

Introdução: A informática está no dia a dia da sociedade, mas na escola isso não acontece. São basicamente dois desafios: falta de infraestrutura das escolas e formação docente. Os professores precisam ter acesso à tecnologia e dominar estratégias para usá-las em suas aulas, além de saber explorar os recursos disponíveis na informática para o benefício em suas aulas.
Um desses recursos é o blog, que para sua criação e utilização não demanda conhecimento especializado em informática, nem despesa, pois é gratuito. O blog é uma ferramenta que permite publicar conteúdos na internet incentivando os alunos à produção, já que muitas vezes os alunos não tem estímulo para produções textuais porque sabem que o professor lê seu texto, avalia, dá uma nota e pronto. Sua produção só serviu para uma nota. Por outro lado, com a publicação dos textos dos alunos em um blog, o professor divulga seu trabalho, e tanto alunos como o professor poderão vivenciar a experiência de “fama”, já que os textos vão estar postados num veículo de abrangência mundial.

Justificativa: A informática é parte importante do cotidiano das pessoas, mas nem sempre encontra seu lugar em sala de aula. È preciso saber explorar essa ferramenta, proporcionando aprendizagens reais. Ela dá subsídios para trabalhar inúmeros conteúdos, estimula debates e permitem ampliar a percepção sobre os mais variados temas. Nesse sentido, é que defende-se a ideia da criação de um blog para a postagem dos meterias produzidos pelos alunos nas aulas de Língua Portuguesa. O blog pode ser visto como um recurso pedagógico, pois vai ser um meio de registro e divulgação das produções escolares. Os alunos vão se sentir valorizados e isso motivará-os a caprichar cada vez mais nos trabalhos.

Objetivos: Entre os objetivos para a criação de um blog:
Buscar informações para poder criá-lo;
Saber quais as características de um blog;
Criar situações significativas para a criação de textos;
Articular o conhecimento sobre o sistema de escrita relacionados à linguagem;
Propiciar um contexto favorável de leitura, escrita, releitura e reescrita;
Colocar os alunos em situações reais e significativas de uso do idioma;
Incentivar os alunos a produção de textos para publicá-los;
Possibilitar à turma entrar em contato com outros textos também produzidos por colegas;
Garantir momentos de leitura e escrita, observação e registro de descobertas.
Refletir sobre o papel dos blogs, a apredizagem e a comunicação;
Compreender o papel dos blogs na comunicação da era digital.

Procedimentos: Criação de blog para postagem de textos.

Recursos: Computadores...

Avaliação: Os eixos que serão considerados na avaliação: criação do blog para postagem; postagem de textos...

Referências: Unidade 3, Introdução à Educação Digital – Guia do Cursista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário